Avaí Futebol Clube é uma equipe de futebol profissional com sede em Florianópolis, a capital do estado de Santa Catarina. Fundado em 1º de setembro de 1923, o Avaí é identificado pelas cores azul e o branco, tendo o leão como mascote oficial. Popularmente, a equipe é conhecida como Leão da Ilha ou Time da Raça.

De acordo com pesquisas feitas pelo instituto Pluri junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Sul do Brasil, o time possui a maior torcida no estado. Hoje em dia, o Leão da Ilha soma aproximadamente 500 mil torcedores.

A origem do nome ‘Avaí’ está ligada a Batalha de Avahy, um episódio da Guerra do Paraguai, violento conflito que envolveu o Brasil e outros países vizinhos, em 1864. Por isso, o nome do clube não possui qualquer vínculo com o arquipélago norte-americano, Havaí.

Além disso, a equipe é dona da melhor campanha da história de Santa Catarina na primeira divisão, quando finalizou na sexta posição no Campeonato Brasileiro de 2009 com 57 pontos. Nessa edição da Série A, o Leão realizou a maior arrancada da história da elite do futebol nacional na era dos pontos corridos.

História do Avaí, Estádio Adolfo Konder, Inaugurado em 1930
FOTO: site oficial do Avaí

Resumo da história do Avaí

Na sua longa e vitoriosa trajetória, o Leão empilhou títulos como a Série C do Brasileiro de 1998, sendo ainda vice-campeão da Série B em 2016. O Leão da Ilha levantou 18 vezes a taça do Campeonato Catarinense e da segunda divisão estadual em 1994.

Em 1995, o clube também foi campeão da Taça Santa Catarina e duas vezes da Taça Governador de Santa Catariana. O time da ressacada também faturou o Torneio Início em 12 oportunidades e 20 Campeonatos Regionais da Cidade de Florianópolis.

Estádio da Ressacada
FOTO: Alceu Atherino

Hino

Escrito em 1971, o hino alcançou grande repercussão nas rádios locais e teve lançamento oficial em disco. Com música de Luiz Henrique Rosa e letra de Fernando Bastos, o nome do hino é “Nação Avaiana”:

Na ilha formosa,

cheia de graça.

O time da raça.

É povo é gente,

é bola pra frente,

É só coração

o meu Avaí

 

Avaí meu Avaí.

Da ilha és o Leão

Avaí meu Avaí.

Tu já nasceste campeão

 

Não dá para esquecer

o seu belo passado

Mas a hora é presente

e o time vem quente

De encontro marcado

com seus dias de glória

Pois a ordem é vitória

Vencer, vencer!

Ídolos

O clube chegou a realizar uma pesquisa por conta própria para criar a sua seleção de todos os tempos. Participaram da pesquisa, torcedores, jornalistas e ex-atletas do clube. A Seleção de todos os tempos do Avaí: foi composta pelos seguintes ídolos:

  • Goleiro: Adolfinho;
  • Defesa: Loló, Fateco, Veneza e Procópio;
  • Meio campo: Zenon, Beck, Bráulio e Felipinho;
  • Ataque: Saul e Nizeta.

Além desses 11 jogadores históricos, o Leão da Ilha ainda contou com outros nomes de destaques como os goleiros César Silva, Jorge Fossati e Eduardo Martini; os defensores Deodato, Loló e Émerson, meias Balduino, Beck, Belmonte, Zenon, Adilson Heleno e Marquinhos Santos e os atacantes Cavallazzi, Décio Antônio, Evando, Juti, Toninho Quintino e Saul Oliveira.

Patrimônio do Avaí Futebol Clube

Atualmente, o time azul e branco manda as suas partidas em um estádio com capacidade para 17800 torcedores, além uma área para atender jogadores, torcedores e os profissionais da imprensa. O Adolfo Konder, também conhecido como “Campo da Liga”, foi o primeiro estádio do Avaí. Inaugurado em 1930, estava situada na área central da cidade de Florianópolis.

Mesmo que tenha sido um lugar recheado de glórias para a torcida avaiana, o Campo da Liga se tornou obsoleto em 1975. Em pleno centro da capital catarinense, não havia mais como ampliar para atender a demanda do Leão da Ilha. Sendo assim, o clube optou por construir um novo estádio, inaugurado em 15 de novembro de 1983. A partir daí, começa a história do Dr. Aderbal Ramos da Silva, popularmente conhecido por Ressacada.

Estrutura do Avaí Futebol Clube
FOTO: Alceu Atherino

Além da Ressacada, o clube também investe na formação de seus jogadores e busca frequentemente por novos talentos. Para assegurar uma formação de qualidade, o Centro de Formação de Atletas (CFA) foi inaugurado em 2005. A estrutura se encontra anexa ao estádio. O CETEFA João Nilson Zunino existe para que os jovens tenham todo o apoio necessário para se desenvolver e se tornar grandes revelações do futebol.

Escudo do Avaí

Logo após a fundação, o Avaí contava com um emblema diferente do atual. A forma era semelhante com os escudos times como o Santos utilizam hoje, sendo que no interior tinha um círculo com fundo com as letras ‘AFC’ em azul e no centro do círculo que significava Avahy Foot-ball Club, que posteriormente passou a ser reconhecido como Avaí Futebol Clube e ganhou um novo distintivo.

Vale salientar que o escudo atual foi desenvolvido baseado no primeiro uniforme do time (camisa com listras verticais em azul e branco), utilizado no período de fundação e que continua até os dias de hoje. O escudo possui um formato em triangulo com dois lados em curva. Em cima, existe a inscrição ‘AVAÍ F.C.’, em azul, em um fundo branco.

Na parte debaixo, são nove listras verticais, cinco azuis e quatro brancas. Acima do escudo, o time acrescentou em 1999 uma estrela amarela em referência a conquista da Série C do Campeonato Brasileiro, o primeiro e único título nacional do clube até o momento.

Escudo do Avaí Futebol Clube

Leão da Ilha é o Mascote do Avaí

Leão da Ilha é o Mascote do Avaí
Foto: Leandro Boeira

Nos anos 1950, quando o Leão da Ilha ainda jogava no antigo estádio Adolfo Konder, o narrador Olímpio, de uma rádio de Florianópolis, descreveu a equipe como um ‘Leão’ pela bravura e raça com que tinha demonstrado em uma vitória no clássico da capital catarinense contra o Figueirense. Dali por diante, o Avaí ficou conhecido como Leão da Ilha.

 

Escrito por

AE Editoria

AE Editoria não é apenas um nome; é a voz coletiva de uma equipe versátil de jornalistas no Agora Esportes, cada um trazendo sua própria paixão e especialização ao vibrante mundo dos esportes. Da adrenalina dos campos de futebol às emoções das quadras de basquete, nosso time cobre um espectro amplo de disciplinas esportivas, garantindo análises detalhadas e reportagens abrangentes. No Agora Esportes, a AE Editoria simboliza a união de experiências diversas e a busca constante pela verdade esportiva, oferecendo aos leitores uma mistura única de informação, análise e narrativa esportiva de qualidade. Aqui, o esporte é mais do que notícia — é uma história que merece ser contada com profundidade e fervor.