Agora Esportes

As principais notícias do esporte

História do Brusque Futebol Clube

O Brusque Futebol Clube é um clube de futebol brasileiro localizado na cidade de Brusque, em Santa Catarina. Foi fundado a 12 de outubro de 1987. O time surgiu depois da junção de duas equipes tradicionais do município, Clube Atlético Carlos Renaux e Clube Esportivo Paysandu.

Atualmente, o time realiza os seus jogos como mandante no Estádio Augusto Bauer, que pertence ao Clube Atlético Carlos Renaux. De acordo com o site oficial, o Brasul entrega o seleto grupo de times brasileiros que jamais foram rebaixados por nenhuma das divisões nacionais do Brasileirão.

Na primeira temporada profissional, a equipe treinado por Lauro Búrigo e a primeira partida foi disputada em 24 de janeiro de 1988, no Estádio Augusto Bauer, vitória de 3 a 1 sobre o Hercílio Luz de Tubarão. Touchê, ponta-direita do Rio de Janeiro, foi o autor do primeiro gol da história do Brusque. Além disso, o time se garantiu no hexagonal final do campeonato, finalizando na quarto posição. No segundo semestre, o Brusque ainda participou do Brasileirão da Série B, sendo eliminado na segunda etapa.

No ano de 1990, o Brusque ficou com o vice-campeonato da Copa Santa Catarina. Todavia, 1992 é considerado o ao mais relevante da história do Bruscão. O empresário Amílcar Wehmuth, o Chico, era o presidente que trouxe dois títulos. Na primeira metade do ano, o clube faturou a Copa Santa Catarina.

A partida mais relevante da história do clube ocorreu em 13 de dezembro de 1992. Aproximadamente seis mil pessoas lotaram o Estádio Augusto Bauer para empurrar o Brusque vencer o Avaí por 2 a 1 no tempo normal, gols de Jair Bala e Washington. Na prorrogação, Cláudio Freitas fez um lindo gol sobre o goleiro Carlão, iniciando a festa em todo o município.

No ano seguinte, a equipe conseguiu uma vaga na Copa do Brasil, mas caiu na primeira fase contra o União Bandeirante. Em 1997, o Brusque ficou com a taça da segunda divisão catarinense, voltando para a elite estadual na temporada seguinte. O time ficou na terceira posição. Em 2010, após conseguir o tri campeonato da Copa SC, vencendo o Joinville na decisão, se classificou pela segunda vez na história para a Copa do Brasil. No entanto, o time foi novamente eliminado na primeira fase, diante do Atlético-GO.

Dois anos depois, o Brusque passou por uma crise administrativa e politica, caindo novamente para a Série B Estadual. O clube retorna depois do vice na Divisão Especial de 2013, mas em 2014 sofre novo descenso. Em 2015, o Brusque ganhou a Divisão Especial, superado o Camboriú, assegurando sua volta a Série A. Na volta à elite, faz boa campanha, terminando na quinta posição.

Primeiro Time do Brusque
Formação do time do Brusque em 1987,no qual conquistou seu primeiro título 5 anos depois. Foto: Arquivo Brusque F.C.

Ascensão do Brusque Futebol Clube

Na terceira participação na Copa do Brasil, o Brusque bateu o Remo na primeira fase, recebendo o Corinthians no estádio Augusto Bauer na segunda etapa. O empate por 0 a 0 levou o jogo para os pênaltis.

Na decisão, o time levou a virada e foi eliminado por 5×4. Dois anos depois, o Brusque ganhou da Juazeirense por 4×0 (4×1 no agregado) durante partida pelas quartas de final do Brasileirão – Série D e conseguiu o acesso ao Brasileirão Série C pela primeira vez em sua história, além de conseguir o título de campeão do Brasileirão – Série D.

A final ocorreu em dois jogos. O primeiro disputado na casa do Brusque Futebol Clube, na cidade de Brusque-SC, no dia 10/08/2019 com o resultado final de 2×2. O segundo e decisivo jogo disputado na Arena da Amazônia na cidade de Manaus contra o time Manaus Futebol Clube. Na disputa de pênaltis, Márcio Passos errou a última cobrança do Manaus, e o goleiro Zé Carlos anotou o gol do título inédito do Quadricolor.

Posteriormente, o clube também conseguiu o acesso para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, permanecendo na Série B nacional até a temporada 2022.

 

Brusque ganha Série D
Brusque ganha Série D 2019 disputada contra o Manaus. Foto: Brusque FC

Títulos do Brusque

Nacionais

  • Campeonato Brasileiro Série D – 2019

Regionais

  • Recopa Sul-Brasileira – 2008

Estaduais

  • Campeonato Catarinense – 1992 e 2022
  • Campeonato Catarinense Série B – 1997, 2008 e 2015
  • Copa Santa Catarina – 1992, 2008, 2010, 2018 e 2019
  • Recopa Catarinense – 2020

Hino oficial do Brusque Futebol Clube

A letra do hino oficial do Brusque foi composta por Gean Carlos Coelho.

“Sempre joga para vencer,

Nosso time faz tremer,

Meu Bruscão do coração.

Mais que um clube, uma paixão,

O meu time é campeão,

Meu Bruscão do coração.

Surge o Brusque entre os gigantes,

E dando alegria para uma nação,

É o vermelho, verde, branco e amarelo,

A cor do meu Bruscão!

Brusque, meu Bruscão!

Glorioso e Campeão,

Salve Brusque Imortal,

Minha paixão natural.

Brusque, meu Bruscão!

Glorioso e Campeão,

Tua torcida vibrante e guerreira,

Eu serei Brusque a vida inteira!”

Ídolos

Com uma história bastante recente, o Brusque já adquiriu projeção nacional e possui uma galeria de jogadores notáveis que vestiram e defenderam sua camisa. A lista inclui Alessando, Alosio Chulapa, Viola, Palmito, Edu, Jorginho, Claudio Freitas, Washington, entre outros.

Patrimônio

Como citado anteriormente, o Brusque realiza as suas partidas como mandante no Estádio Augusto Bauer, com capacidade para aproximadamente 5 mil pessoas. O clube também possui instalações apropriadas para os treinamentos tanto do seu grupo profissional quanto de sua categoria de base. A diretoria também um ambiente para realizar todas as demandas de um time que se encontra na elite catarinense e na segunda principal divisão do futebol nacional.

Estádio do Brusque
Estádio do Brusque situado na cidade de Brusque (SC)

 

Escudo

O time situado no Vale do Itajaí de Santa Catarina também é chamado por Quadricolor devido à presença de quatro cores nos seus símbolos: amarelo, branco, vermelho e verde. O escudo oficial do Bruscão tem a alcunha Brusque na parte de cima e o ‘FC’ centralizado logo abaixo, contando ainda com o ano de fundação do time (1987).

Lembrando que as letras e números são cravados na cor preta. Além disso, o escudo apresenta dois triângulos, sendo um verde e outro vermelho com o restante totalmente amarelo.

Bandeira do Brusque
Bandeira do Brusque FC com sua logo. Foto: Brusque FC

Mascote

De acordo com informações do site oficial, o mascote do Brusque é o marreco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *