Agora Esportes

As principais notícias do esporte

História do Ceará Sporting Club

A ideia de criação do Ceará Sporting Club veio em 2 de junho de 1914, pelos jovens Luís Esteves Júnior e Pedro Freire, em um encontro na Praça do Ferreira. Nesta reunião, eles convidaram mais alguns amigos para debater essa intenção. A animação tomou conta do grupo e foi providenciada a ata de fundação do, até então, Rio Branco Foot-ball Club.

Gilberto Gurgel foi escolhido unanimemente como presidente. Além dos três fundadores já citados, tomaram parte do evento: Newton Rola, Walter Barroso, Bolívar Purcel, Aluísio Mamede, Orlando Olsen, Raimundo Padilha, Ninito Justa, Meton de Alencar Pinto, Gotardo Moraes, Arthur de Albuquerque, Cincinato Costa, Carlos Calmon, Eurico Medeiros, José Elias e Rolando Emygdio.

Para auxiliar na compra dos materiais necessários, calções brancos e camisas lilases, a turma reuniu 2200 réis. No ano de sua fundação, o Rio Branco participou de uma competição, que foi organizada pelas próprias equipes. Na decisão, o Rio Branco venceu o Rio Negro por 1 a 0, ficando com o título. O time possuía seguinte formação: Aldo, Garcia e Speedy; Célio, Carlito e Gotardo; Abreu, Pinto, Meton, Olsen e Ninito.

Um ano depois, uma assembleia ocorreu com o objetivo de escolher um novo nome e uma nova diretoria. Portanto, o clube passou a ser chamado Ceará Sporting Club, alterando até mesmo o seu uniforme: calções brancos e camisas brancas com listas verticais pratas.

Resumo da história

Até os dias de hoje, a maior façanha esportiva do Ceará foi a conquista do pentacampeonato de 1915 a 1919, sob comando da Liga Cearense Metropolitana de Futebol (LCMF), a primeira entidade gestora do esporte local. Ao lado do Stela, Rio Negro e Maranguape e sob a chancela da Liga Cearense Metropolitana de Futebol, o Ceará disputou o primeiro campeonato em solo cearense.

Desde a sua criação, o Ceará ganhou projeção nacional devido às conquistas esportivas. Sendo assim, o Vovô venceu o Estadual em 2011, se sagrou ‘Campeão Arrastão’, demonstrando a força do time. Nas temporadas 2012 e 2013, a situação se repetiu e em 2014, o Ceará conseguiu o quarto Tetracampeonato Cearense: 1918, 1978, 1999 e também em 2014.

Depois de duas temporadas sem erguer o troféu estadual, o clube foi bicampeão do Cearense em 2017 e 2018, retornando a Série A em 2017. Atualmente, o Ceará está disputando a primeira divisão do Campeonato Brasileiro e disputando um título internacional em participação na Copa Sul-Americana 2022.

História do Ceará-FC: Vitória da Copa do Brasil de 1994
Ceará ganha do Palmeiras na final da Copa Brasil de 1994. Foto: Airton Bezerra/SVM

Títulos e momentos marcantes do Ceará Sporting Club

Em sua trajetória, o clube já conquistou vários títulos importantes, como a Copa do Nordeste, que foi vencida em 2020 e 2022. Além disso, o Ceará já foi campeão estadual por diversas vezes, sendo o último título conquistado em 2022.

Um dos momentos mais marcantes da história do Ceará foi a conquista do título da Copa do Nordeste em 2015. A competição reúne os principais times da região e é muito valorizada pelos torcedores em seus jogos. Naquele ano, o Ceará derrotou o Bahia na final e levantou o troféu pela primeira vez em sua história.

Além desses títulos, o Ceará também coleciona diversas outras conquistas ao longo de sua história. O clube já venceu a Copa dos Campeões do Norte, a Taça Asa Branca e a Taça dos Invictos, entre outros troféus.

O clube também já teve conquistas relevantes a nível nacional, como o Campeonato Brasileiro da Série B, em 1994, 2009 e 2017, e a Copa do Brasil, em 2015, quando eliminou equipes importantes como Flamengo e Internacional.

Outros títulos importantes do Ceará incluem a Taça Asa Branca, a Taça dos Campeões Cearenses, a Taça dos Invictos e a Copa Fares Lopes. O clube também participou de competições internacionais, como a Copa Sul-Americana e a Copa Conmebol.

No geral, o Ceará Sporting Club possui uma história marcante e repleta de conquistas, que demonstram a grandeza e importância do clube para o futebol brasileiro.

Torcida do Ceará é a força do clube

O que realmente faz do Ceará um grande clube é o amor de sua torcida. Os torcedores alvinegros são conhecidos por serem muito fanáticos e apaixonados pelo time. Eles lotam o estádio Castelão em todas as partidas e fazem uma festa incrível nas arquibancadas.

O Ceará também possui uma das torcidas mais criativas do futebol nacional. Os torcedores costumam inventar músicas e coreografias para incentivar o time durante os jogos. Além disso, eles estão sempre presentes nas redes sociais do clube, interagindo com outros torcedores e divulgando o amor pelo Vozão.

Atualmente, o Ceará segue em busca de novas conquistas. O clube tem uma equipe competitiva e bem treinada, além de uma torcida que não para de crescer. Com certeza, ainda veremos muitas glórias do Ceará Sporting Club no futuro.

Hino Oficial

O autor do hino do Ceará foi José Patápio da Costa Jatahy, que também se tornou o primeiro intérprete.

Teu passado é todo coberto de glórias

Dia a dia tu conquistas mais vitórias

Tua bandeira alvinegra desfraldada

Teu time em campo tem vitória assegurada.

 

Campeão da popularidade

Tua torcida hoje é toda a cidade

É um grande povo a te estimular

É o Vovô Ceará vai ganhar.

 

És o time das grandes campanhas

Sempre aqui ou lá fora tu ganhas

Com teus craques em campo a brilhar

Ceará tua glória é lutar

Ídolos

Com tamanha história nos gramados, o Ceará possui inúmeros nomes lembrados pela torcida. A lista de goleiros destaca Pintado, Ivan Roriz, Aluísio Linhares, Hélio Show, Chico, Sérgio Gomes e mais recentemente Adílson, “o paredão”. Todavia, o ataque é o segmento que gerou mais nomes que caíram nas graças dos adeptos do Vovô: Mitotônio, Antonino, Carlito, Marco Aurélio, Ivanir, Da Costa, Katinha, Mota -“o torcedor em campo”-, Sérgio Alves – o Carrasco, Magno Alves – e Gildo, o maior artilheiro da história do Ceará.

  • Sérgio Alves: ex-atacante sendo o maior artilheiro da história do Ceará, com mais de 150 gols marcados.
  • Hélio dos Anjos: técnico que comandou o Ceará em momentos importantes, como na conquista do Campeonato Brasileiro da Série B em 2009 e 2017.
  • Gildo Figueiredo: ex-jogador e técnico, sendo considerado um dos maiores ídolos da história do Ceará. Ele auxiliou o clube a conquistar vários títulos estaduais nas décadas de 60 e 70.
  • Iarley: ex-atacante que foi importante na conquista da Copa do Brasil em 2015, marcando gols decisivos na competição.
  • Lisca: técnico que comandou o Ceará em momentos importantes, como na conquista da Copa do Nordeste em 2020 e 2022.
  • Adílson Batista: técnico que comandou o Ceará em várias temporadas, incluindo na conquista do Campeonato Cearense em 2006.

Patrimônio

De acordo com o site oficial, o Ceará segue em franca evolução nos segmentos de infraestrutura e está seguindo um padrão de evolução para atender todos os profissionais que estão vinculados na equipe. Em Porangabuçu, o clube tem instalações destinadas para ações internas do dia a dia do grupo de jogadores profissionais do Ceará.

Sede do Ceará-SC
Faixada da sede do Ceará-SC em Fortaleza. Foto: Ceará Sporting Club

Além disso, o clube possui um Centro de Treinamento completamente dedicado às suas categorias de base. O CT Luís Campos, mais conhecido como Cidade Vozão, está à disposição dos jovens talentos do clube há seis anos.

Escudo

O símbolo oficial do Ceará passou por algumas mudanças desde a sua fundação. O atual símbolo, reestilizado pelo publicitário Orlando Mota, modernizou-se, sendo inserido o ano de fundação, bem como as cinco estrelas na parte superior do escudo correspondendo o pentacampeonato estadual (1915 a 1919).

O emblema conta com o preto como principal tonalidade, todavia, não abandona o branco, simbolizado pelas listras. O símbolo ganhou tanta repercussão que passou a ser utilizado pelos torcedores antes mesmo de se tornar oficial. O emblema foi criado ainda em 2002 e inserido na camisa oficial a partir de 2003.

Escudos do Ceará-FC
Todos os Escudos do Ceará-FC. Foto: MONTAGEM AE.

Mascote

O Vovô é o mascote oficial do Ceará. Mas, qual seria a explicação? Segundo informações do site oficial, o clube era o mais antigo do estado. O jornal ‘A Razão’ do dia 19 de novembro de 1936, em matéria assinada por Jura: “…do nosso mais velho quadro do Foot-ball, o veterano dos nossos clubs, o Vovô, como é conhecido o Ceará Sporting Club…”

Esse relato demonstra que o alcunha é extremamente antigo. É também possível notar que se refere a algo extremamente consolidado, o que mostra que já estava na boca do povo bem antes do mesmo ano. A partir daí, o Ceará começou a ser chamado de Vovô popularmente. Portanto, o clube resolveu adotar a simpática figura como mascote oficial na história do clube nordestino.

Mascote Ceará-SC
Mascote Ceará-SC. Foto: Ceará SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *