Agora Esportes

As principais notícias do esporte

História do Fortaleza Esporte Clube

O Fortaleza Esporte Clube foi fundado em 18 de outubro de 1918, por Alcides Santos, um dos maiores atletas cearenses, que se apaixonou pelo futebol na época em que estudou no College Stella, na Suíça. No futebol, a principal conquista da história do Leão do Pici é o título do Campeonato Brasileiro da Série B de 2018, quando se sagrou campeão nacional no ano do seu Centenário e com duas rodadas de antecedência.

Vale salientar que o clube é bicampeão da Copa do Nordeste, faturando em 2019 e 2022, além da Copa Cidade de Natal, quando venceu em 1946, um dos primeiros títulos de âmbito regional promovidos no Nordeste, e do antigo Torneio Norte–Nordeste em 1970. Além disso, a equipe possui 45 títulos estaduais.

O Fortaleza também realizou campanhas competitivas em torneios nacionais, sendo duas vezes vice campeão da Série A em 1960 e 1968 e da Série B em 2002 e 2004. Por isso, o Leão do Pici é detentor dos melhores resultados de um time cearense nas duas principais divisões brasileiras. Fortaleza também foi o primeiro clube do Ceará a vencer um jogo no exterior, válido pela Sul-Americana 2020. Foi ainda o primeiro clube cearense a participar da Libertadores, em 2022.

Estádio do Fortaleza
Estádio do Fortaleza

 

No dia 15 de abril de 2015, o então prefeito Claudio Rodrigues Bezerra sancionou a Lei Municipal 10.020, que estabelece o Dia Municipal da Nação Tricolor em Fortaleza, a ser celebrado no 15 de outubro de cada ano.

Por fim, cabe ressaltar que o azul, vermelho e branco são as cores do Fortaleza Esporte Clube, que compõem a sua identidade visual. A seleção dessas cores foi uma forma de homenagem do fundador Alcides Santos às cores da bandeira da França.

Torcida do Fortaleza no final da Libertadores 2022: Foto: Album Libertadores

A era Juan Pablo Vojvoda

O treinador argentino Juan Pablo Vojvoda está há um ano no comando do Fortaleza, mas já colocou seu nome na história do clube. Ele comandou o Leão do Pici na sua melhor campanha na Copa do Brasil, chegando até as semifinais e parando somente diante do Atlético-MG, que viria a ser campeão.

No Brasileirão, o time também teve um desempenho histórico, encerrando a primeira divisão na quarta posição com 58 pontos, 17 vitórias, 7 empates, 14 derrotas e classificado para a Libertadores pela primeira vez em sua história. Desse modo, virou o primeiro time nordestino a acabar o campeonato no G4 e o primeiro time da região a ganhar vaga na Libertadores via Campeonato Brasileiro.

Hino Oficial do Fortaleza

FORTALEZA

CLUBE DE GLÓRIA E TRADIÇÃO

FORTALEZA

QUANTAS VEZES CAMPEÃO

FORTALEZA

QUERIDO IDOLATRADO

ESTÁS SEMPRE GUARDADO

DENTRO DO MEU CORAÇÃO

 

ALTIVO

TUA VIDA SEMPRE FOI UM MARCO

TUA GLÓRIA É LUTAR E VENCER TAMBÉM

SALVE O TRICOLOR DE AÇO

 

NO CAMPO

PROVASTE MESMO QUE NÃO TENS RIVAL

TUA TURMA É VALENTE, É SENSACIONAL

SALVE O TRICOLOR DE AÇO

 

SOBERBO TUA FIBRA REPRESENTA UM NORTE

COMBATIVO, AGUERRIDO, VIBRANTE E FORTE

SEM DEMONSTRAR CANSAÇO

RECEBA UM SINCERO

ABRAÇO DA TORCIDA TÃO LEAL

MEU TRICOLOR DE AÇO

Ídolos do Leão

Com a fundação datada de 1918, o Fortaleza possui inúmeros títulos e proezas dentro de campo. Por isso, inúmeros jogadores se destacaram ao vestir a sua camisa desde os primeiros anos até a ascensão e consolidação do clube na primeira divisão nacional. Sendo assim, o site oficial do Leão Pici elencou uma série de jogadores históricos como Clodoaldo, Daniel Frasson, Croinha, Lúcio Bala, Rinaldo, Mozarzinho, Pedrinho Simões, Maizena, Mirandinha, Bosco, Salvino, Sandro Gaúcho, Dude e Ronaldo Angelim.

Patrimônio Fortaleza Esporte Clube

O Centro de Treinamento Ribamar Bezerra, do Fortaleza, empreendimento liderado do IFEC (Instituto Fortaleza Esporte e Cultura), que teve como objetivo oferecer uma estrutura adequada para as categorias de base do clube. Além disso, o CT também serve como uma ação social de aproximação da comunidade, trazendo o esporte aos jovens, e desse modo, revelando novos talentos.

Clube do Fortaleza
Clube do Fortaleza. Foto: Fortaleza FC

Inaugurado em 21 de junho de 1962, o Estádio Alcides Santos também é conhecido como Parque dos Campeonatos e reconhecido como maior estádio particular do estado. Há dois anos, o espaço teve seu nome alterado para Centro de Excelência Alcides Santos ao ganhar uma nova estrutura com novos ambientes.

O local chegou a ser palco de partidas do Fortaleza pela Copa do Brasil e outros campeonatos. O primeiro jogo de âmbito nacional ocorreu em 12 de março de 2011, diante do Guarani de Campinas, gols anotados por Tatu e André Turatto. Já o maior público da história em compromissos oficiais acontece em 12 de janeiro de 2011, na estreia do Leão no Estadual. Naquele momento, o Leão do Pici bateu o Tiradentes, com um público de 7.150 pagantes.

Escudo do Fortaleza Esporte Clube

Desde a fundação, o escudo do Fortaleza passou por algumas evoluções até chegar ao formato atual e que aparece no lado esquerdo do manto dos jogadores. Aos poucos, estrelas foram acrescentadas aos emblema tricolor para representar as façanhas dentro de campo.

Hoje, a estrela acima do emblema corresponde a maior conquista do futebol cearense, ou seja, o título de Campeonato da Série B do Campeonato Brasileiro em 2018, sob comando do treinador Rogério Ceni. Além disso, o uniforme conta com cores que representam a paixão e a esperança da torcida no seu clube do coração.

Mascote do Fortaleza Esporte Clube

O mascote oficial do clube foi criado por intervenção do jornalista e antigo dirigente do Tricolor de Aço, Sílvio Carlos, com auxílio do jornalista Vicente Alencar, no final dos anos 1960. A opção pelo Leão se deu baseada no empenho dos jogadores que se doaram pelo Fortaleza. Desde então, o clube também recebeu a alcunha de ‘Leão do Pici’.

Mascote do fortaleza
Mascote do fortaleza em campo. Foto: twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *