Agora Esportes

As principais notícias do esporte

História do Operário Ferroviário Esporte Clube

O Operário Ferroviário Esporte Clube, o Operário-PR, é uma equipe esportiva da cidade de Ponta Grossa, no estado do Paraná, fundada no dia 1 de maio de 1912, sendo o segundo clube mais antigo do estado em atividade. O Operário é um clube que representa uma torcida de Ponta Grossa e a região dos Campos Gerais.

Ponta Grossa é uma das maiores cidades do Paraná com cerca de 300 mil moradores, é apontada como berço do futebol estadual, uma vez que recebeu o primeiro jogo de futebol da história do Paraná em 1909, entre ponta-grossenses e curitibanos, com vitória de 1 a 0 para o time da casa.

De acordo com o site oficial do clube, o nome foi escolhido pelos fundadores foi Foot-ball Club Operário Ponta-grossense, com sua primeira diretoria eleita em abril de 1913. Todavia, esse nome seria mantido somente até 1914, sendo alterado para Operário Foot-ball Club.

A partir da metade dos anos 1920 nova modificação no nome, Operário Sport Club, mudança essa motivada provavelmente para atrair um número maior de novos sócios, capitalizando recursos para se tornar também um clube social.

Apenas em 1933, depois da adição do clube social dos ferroviários, que jamais havia ingressado em atividade esportiva oficial, chegou ao nome oficial e definitivo: Operário Ferroviário Esporte Clube.

Time do Opérario-pr
Primeiro time do Opérario-PR

Resumo da História: cores e uniformes

Conforme o pioneiro Abel Ricci a cor do uniforme principal, não alterada até os dias atuais, foi ideia de Alberto Scarpim: “trata-se de uma homenagem às raças branca e negra, que sempre terão vez em nossa agremiação”, consta na área de história do site oficial do Fantasma.

Essa ação de busca de sintonia entre todos gerou imediata simpatia pelo time, destacando que em 1912, somente 24 anos após a promulgação da Lei Áurea, pouquíssimos times no Brasil aceitavam jogadores negros em suas agremiações. “O Operário Ferroviário é considerado um dos pioneiros clubes no Brasil a ter tal postura civilizada”, diz o site do clube.

Portanto, a camisa alvinegra listrada de maneira vertical com calções pretões consta desde então nos campos, sem nenhuma alteração nas tonalidades ao longo da história do clube. Como segundo uniforme surge a camisa branca com calções brancos e mais recentemente como terceiro uniforme a camisa e calções todos pretos.

Campanhas recentes do Operário Ferroviário Esporte Clube

  • 2009 – Conquista do Acesso à Primeira Divisão do Campeonato Paranaense
  • 2010 – 5º lugar no Campeonato Paranaense, primeiro campeonato na primeira divisão desde o licenciamento de 1994, conquista de vaga para o Campeonato Brasileiro da Série D 2010
  • 2010 – 6º lugar no Campeonato Brasileiro da Série D
  • 2011 – 3º lugar no Campeonato Paranaense, conquista de vaga para o Campeonato Brasileiro da Série D 2011 e para Copa do Brasil de 2012
  • 2011 – 24º lugar no Campeonato Brasileiro da Série D
  • 2012 – Participação na Copa do Brasil 2012
  • 2012 – 6° lugar no Campeonato Paranaense – artilheiro da competição: o atacante do Operário Ferroviário, Nivaldo José da Costa, o Baiano, com 13 gols
  • 2013 – 6° lugar no Campeonato Paranaense
  • 2014 – 9° lugar no Campeonato Paranaense
  • 2015 – Campeão Paranaense – Campeão Estadual, conquista de vaga para o Campeonato Brasileiro da Série D 2015 e para Copa do Brasil de 2016
  • 2016 – Campeão da Taça FPF Sub-23 – conquista da vaga para o Campeonato Brasileiro da Série D 2017
  • 2017 – Campeão Brasileiro – Série D – conquista da vaga para o Campeonato Brasileiro da Série C 2018
  • 2018 – Campeão Paranaense – Segunda Divisão – conquista do acesso à Primeira Divisão do Campeonato Paranaense 2019
  • 2018 – Campeão Brasileiro – Série C – conquista da vaga para o Campeonato Brasileiro da Série B 2019
Jogador do Opérario-PR
Jogador do Opérario-PR

Hino oficial do Operário PR

“Um grande grupo reuniu nos tempos áureos

Os ferroviários na cidade princesina

Em meio a campos onde já rolava a bola

Estremecendo o chão da Vila Oficinas

 

E muita gente acompanhou essa jornada

Vivendo as horas e os momentos de alegria

Um Trem-Fantasma vem seguindo nessa estrada

Trazendo um grande orgulho pra torcida todo dia

 

E os Campos Gerais hoje tem na memória

Essa equipe de ouro que brilha com glória

A história alvinegra é um relicário

É a estrada florida do Operário Ferroviário

 

Salve o meu campeão

Operário pra sempre no meu coração!

 

Com fúria jovem nossa equipe sempre brilha

Pela vitória, se esforça por inteiro

O Operário tem mostrado seu talento

No Paraná ou n’outro estado brasileiro

 

E Ponta Grossa acompanha essa jornada

Marcando as horas e os momentos de alegria

Um Trem-Fantasma vem seguindo nessa estrada

Trazendo um grande orgulho pra torcida todo dia

 

E os Campos Gerais hoje tem na memória

Essa equipe de ouro que brilha com glória

A história alvinegra é um relicário

É a estrada florida do Operário Ferroviário

 

Salve o meu campeão

Operário pra sempre no meu coração!”

Ídolos Operário Ferroviário Esporte Clube

O Operário completou 110 anos de fundação no dia 1º de maio de 2022, data que representa o começo da paixão nascida em Vila Oficinas e que ganhou todo o estado. Jogadores e treinadores se destacaram ao longo das décadas pela dedicação com o Fantasma, como o goleiro Leandro Reis (Ladel) e os atletas Pedro de Souza Botelho (Pedrinho), Rafael Farias Peixoto (Peixoto), Bruno Fressato Cardoso (Bruno Batata), Adilson Cardoso, André Luís Martins dos Santos, Vilmar de Almeida, Osmar da Silva Pereira, José Álvaro Góes FIlho, entre outros.

Patrimônio do Operário-PR

O estádio do Operário Ferroviário e da sede do clube se encontram em um terreno próximo à rede ferroviária. Germano Ewaldo Krüger, um grande incentivador das práticas esportivas que assumiu a chefia das oficinas da Rede Viária Paraná – Santa Catarina nos anos 1930, além de acompanhar o clube sugeriu a alteração do primeiro campo usado para jogos, do lado das oficinas, para um terreno mais ao largo dos trilhos.

Sendo assim, a construção começou para acomodar arquibancadas, sede social e outros locais destinados aos associados. O estádio foi concluído em outubro de 1941, quando Germano Krüger exercia um dos três mandatos que conquistou como presidente do Operário. Na década de 1960, o clube prestou uma homenagem ao dar seu nome ao Estádio de Vila Oficinas do Operário Ferroviário.

Escudo do Operário PR

Depois do título da Série C do Campeonato Brasileiro em 2018, a diretoria inseriu uma estrela dourada ao escudo oficial. O símbolo já contava com outra estrela dourada, que representava a conquista da Série D do Brasileirão em 2017, bem como uma estrela prateada pelo Campeonato Paranaense de 2015.

Escudo Operário PR

Mascote do Operário Ferroviário Esporte Clube

Com o clube conhecido nacionalmente como ‘Fantasma’ ou ‘Trem Fantasma’ não haveria melhor mascote e um dos principais símbolos para representar o clube do que um ‘Fantasma’. A alcunha se deve a uma fase fantástica do clube em que começou a ser chamado de ‘Fantasma da Vila’, por assombrar os grandes clubes da capital paranaense.

 

Mascote do Operario-PR
Mascote do Operário-PR; FOTO: Osni Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *