Agora Esportes

As principais notícias do esporte

História do Vila Nova

O Vila Nova Futebol Clube possui uma história longa e vitoriosa. O primeiro passo ocorreu ainda em 1938, quando o padre José Balestiere fundou a Associação Mariana, uma equipe de futebol amadora com a intenção de estimular o congraçamento das comunidades e oferecer algum tipo de entretenimento para a população.

Alguns simpatizantes da equipe amadora toparam o desafio de criar um clube para representar o bairro conhecido como a vila mais famosa, a Vila Nova. Esse grupo contava com Francisco Ferraz de Lima, Boaventura Moreira de Andrade, Luiz Rasmussen, Pedro Cavalvante, Garibalde Teixeira, José Balduino, além do próprio Pe. José Balestiere e outros.

“A fundação oficial do clube veio no ano de 1943, quando pelas mãos do coronel Francisco Ferraz Lima, com a água benta do Pe. Giuseppe Balestiere e a benção de Gercina Borges, mulher de Pedro Ludovico Teixeira, conhecida como a “mãe dos pobres”, nasce o clube que, em breve, seria o mais popular do Centro-Oeste. Nesse mesmo ano, o Vila Nova foi inscrito na Federação Goiana de Desporto (FGD), inclusive participando de competições no mês de Julho”, conforme nota do site oficial goiano.

De 1950 e 1955, o time de futebol participou de competições de várzea, em 1958, sob o comando de Onésio Brasileiro Alvarenga e Teodorico José da Silva, atingiu o terceiro lugar no Campeonato Estadual, resultado de dedicação dos atletas dentro de campo e dos investimentos feitos no departamento de futebol.

História do Vila Nova
FOTO: site oficial do Vila Nova Futebol Clube

Resumo da História do Vila Nova

A primeira taça foi obtida três anos depois. A partir dali, o Tigrão não parou mais de acumular títulos. No dia 31 de março, o Vila Nova se sagrou campeão do octogonal Goiânia/Anápolis. Enquanto em 21 de maio, faturou a Taça Cidade Goiânia e levantou o troféu do Campeonato Goiano ainda em 17 de dezembro da mesma temporada.

Ao longo de oito décadas de muitas vitórias, glorias e crescimento, foram contabilizados mais de 140 taças de campeão, troféus de vice, além de dez colocações em torneios regionais, estaduais e nacionais. Com uma história tão bonita e uma torcida apaixonada, o Vila Nova Futebol Clube está disputando a Série B do Campeonato Brasileiro em 2022, mas segue focado em alçar voos ainda maiores.

Torcida do Via Nova, maior patrimônio do time
FOTO: site oficial do Vila Nova Futebol Clube

Hino oficial

Salve o Vila Nova tetracampeão

Salve o Vila Nova

Orgulho da nossa região.

 

O Vila Nova não pode parar

O tigre da vila famosa tem que triunfar

Sua torcida é fenomenal

Êta esquadrão legal!

Ídolos do Tigrão

Diversos grandes jogadores passaram pelo Vila Nova, mas cinco nomes se destacam. Túlio Maravilha é o maior goleador do time com 295 jogos e marcou 168 gols. Hugo Fernando Bonfim Queiroz, conhecido como Fernandinho, jogou nos anos 70 e, posteriormente, em 1980. Ele ganhou o apelido de Pequeno Polegar do locutor Edson Rodrigues por ser baixinho e veloz.

Vindo da Aparecidense, outra equipe goiana, Wando chegou ao Vila, ainda na base, ele também marcou época no clube em cinco passagens pelo time com 190 partidas e 30 gols anotados. Já Zé Henrique anotou 11 gols em 60 partidas com a camisa do Vila Nova.

Todavia, Guilherme é conhecido como o maior ídolo do clube. Por isso, ele é chamado de Lenda, visto que é o maior detentor de títulos na história do Vila Nova: foram mais 10 com a camisa colorada.

Guilherme, maior ídolo da história do Vila Nova
FOTO: redes sociais do Vila Nova Futebol Clube

Patrimônio do Vila Nova

Inaugurado na década de 70 com a capacidade para 8 mil torcedores, o Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga recebeu diversas festas do torcedor. Em 2016, o local passou a comportar quase 12 mil, o que permitiu a efetuação de partidas da segunda divisão do Brasileirão série B. Portanto, o Onésio ganhou ainda mais relevância e se transformou em um verdadeiro caldeirão.

Hoje em dia, o estádio tem liberação das autoridades para cerca de 10 mil torcedores. No mesmo local, há a sede administrativa do Vila Nova, bem como um espaço de descanso para os atletas do elenco profissional e das categorias de base.

O clube possui um Centro de Treinamentos com total infraestrutura: cinco campos para o grupo profissional e as categorias de (sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20). Em 2020, a estrutura passou por uma ampla reforma e os vestiários foram remodelados.

Estrutura do Vila Nova, Centro de Treinamento.
FOTO: site oficial do Vila Nova Futebol Clube

Escudo do Vila Nova

O escudo do Vila Nova Futebol Clube foi desenvolvido nas cores vermelho e branco, tendo uma listra branca com o nome do clube ‘Vila Nova F.C.’ em vermelho com fundo branco.

Escudo do Vila Nova
FOTO: site oficial do Vila Nova Futebol Clube

Mascote do Vila Nova

Tigrão Mascote do Vila Nova Futebol Clube
FOTO: site oficial do Vila Nova Futebol Clube

Conforme o site oficial do Vila Nova, o Tigrão é o mascote do colorado e animar a apaixonada torcida do Vila Nova. No Serra Dourada ou no OBA é muito comum ver a Torcida gritando Trigrão ê ô, Trigrão ê ô…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *