Aos 16 anos e 57 dias, Lamine Yamal fez história ao se tornar o jogador mais jovem a marcar um gol pela seleção da Espanha em uma partida oficial. Sua estreia brilhante aconteceu na vitória convincente por 7 a 1 sobre a Geórgia, no último dia 8. No entanto, apesar de ter nascido na Espanha, Yamal tem raízes em outros países e pode ainda optar por jogar por outra seleção nacional.

Lamine Yamal
Foto: Divulgação

Por que Lamine Yamal tem esse privilegio?

Lamine Yamal é filho de pai marroquino e mãe natural da Guiné Equatorial, o que lhe dá a elegibilidade para representar outras seleções além da Espanha. Na terça-feira (12), ele deve entrar em campo para a partida contra o Chipre, pelas eliminatórias para a Eurocopa, o que significa que ele ainda tem a opção de jogar por pelo menos outras duas seleções nacionais.

Essa possibilidade se tornou realidade graças a uma mudança nas regras da FIFA que entrou em vigor em setembro de 2020. Anteriormente, bastava que um jogador atuasse por um minuto em uma partida oficial por uma seleção para que ele ficasse impedido de representar qualquer outra nação da qual ele tivesse nacionalidade. No entanto, as novas regras permitem uma maior flexibilidade.

Agora, um jogador pode representar até três vezes uma seleção em partidas oficiais, desde que ele tenha até 20 anos na última partida disputada. Yamal, com seus 16 anos, se encaixa perfeitamente nesse critério. No entanto, caso ele opte por mudar de seleção, ele deve aguardar pelo menos três anos após sua última partida oficial pelo seu país anterior para poder ser convocado por sua nova seleção.

Além disso, ele não pode ter participado de competições internacionais importantes, como a Copa do Mundo, a Copa América e a Eurocopa, pelo país anterior.

Mais sobre o novo conjunto de regras da FIFA

Esse novo conjunto de regras ficou conhecido como ’emenda Munir’, nomeado após o atacante Munir El Haddadi. Munir atuou por apenas 13 minutos pela Espanha em 2014, nas eliminatórias para a Eurocopa, quando tinha 19 anos. Posteriormente, ele escolheu representar o Marrocos, mas foi inicialmente impedido de fazê-lo. No entanto, a emenda da FIFA permitiu a mudança e Munir agora representa a seleção marroquina.

Apesar de ter a opção de representar outras seleções, Lamine Yamal indicou que sua escolha atual é a Espanha. “Creio que foi visto que estou satisfeito com a minha decisão. Estou muito feliz. Será um caminho muito longo junto com a Espanha e faremos muitas coisas juntos”, afirmou o jovem jogador após sua estreia pela seleção espanhola contra a Geórgia.

O futuro de Lamine Yamal é promissor, e ele continua a ser uma das jovens promessas a serem observadas no mundo do futebol internacional.

Escrito por

AE Editoria

AE Editoria não é apenas um nome; é a voz coletiva de uma equipe versátil de jornalistas no Agora Esportes, cada um trazendo sua própria paixão e especialização ao vibrante mundo dos esportes. Da adrenalina dos campos de futebol às emoções das quadras de basquete, nosso time cobre um espectro amplo de disciplinas esportivas, garantindo análises detalhadas e reportagens abrangentes. No Agora Esportes, a AE Editoria simboliza a união de experiências diversas e a busca constante pela verdade esportiva, oferecendo aos leitores uma mistura única de informação, análise e narrativa esportiva de qualidade. Aqui, o esporte é mais do que notícia — é uma história que merece ser contada com profundidade e fervor.