24 de outubro de 2021

Agora Esportes

As principais notícias do esporte

Mundial de Clubes da Fifa de 2021 não deve mais ser no Japão

Inicialmente, o Mundial de Clubes da Fifa de 2021 estava programado para acontecer no final deste ano em solo japonês. No entanto, o Japão teria decidido não se envolver mais na realização da competição de futebol.

Segundo a imprensa esportiva, o Mundial de Clubes da Fifa de 2021 está previsto para ocorrer entre os dias 9 e 19 de dezembro. A informação foi anunciada pelo veículo de comunicação do Japão ‘Kyodo News’ e também confirmado pelo GloboEsporte, do Brasil.

Portanto, a Fifa já estaria procurando um novo local para receber o torneio que tem altas probabilidades de contar com um clube brasileiro como representante do futebol da América do Sul pela terceira edição seguida.

Afinal, o Flamengo ganhou uma vaga na competição em 2019 após vencer a Libertadores da América e chegou até a final. Na ocasião, o time carioca foi superado pelo Liverpool, da Inglaterra, na grande decisão.

No começo deste ano, o Palmeiras foi o representante sul-americana após vencer o Santos na final da Libertadores 2020. O Mundial de Clubes foi disputado no começo de 2021 em função do atraso no calendário global de futebol devido a pandemia de COVID-19.

Japão optou por sediar Olimpíadas e a Paralimpíadas sem público

Ao abrir mão do Mundial de Clubes da Fifa de 2021, o Japão se despede de grandes eventos esportivos ao longo dos últimos meses. Pois, o país foi a sede tanto dos Jogos Olímpicos quanto dos Jogos Paralimpícos, mas a maioria das competições não contou com a presença de torcedores.

O Mundial de Clubes forçaria a JFA a promover alterações em seu calendário. Sem a realização da competição, a organização ganharia algum alívio em dezembro antes da partidas decisivas de janeiro pelas Eliminatórias da Ásia para a Copa do Mundo.

Mundial de Clubes da Fifa de 2021 representaria o retorno da competição

Ainda assim, a Fifa não emitiu nenhum comunicado oficial sobre a questão. Todavia, a entidade responsável pela organização do futebol tinha divulgado no final de 2020 que o Mundial de Clubes voltaria ao Japão em 2021.

Ainda não existe uma decisão sobre quando será o torneio na sua forma de disputa ampliada, com 24 equipes, que estava programada para estrear nesta temporada, contudo, foi suspensa também por causa da pandemia.

Desse modo, o Mundial de Clubes da Fifa de 2021 representaria o retorno ao Japão depois de quatro edições: em 2017 e 2018, os Emirados Árabes Unidos foram a sede, e os dois últimos ocorreram no Catar.

Logo, o Japão se destaca por ser o país que mais vezes sediou o Mundial promovido pela Fifa. Ao todo, o Japão foi sede da competição em oito oportunidades.

Além disso, o Japão também recebeu, entre 1980 e 2004, a Copa Intercontinental, que envolvia os ganhadores da Liga dos Campeões da Europa e da Libertadores da América. Atualmente, essas edições são reconhecidas como ‘Mundiais’ pela própria Fifa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *