O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense surgiu a partir de uma bola de futebol, como deveria ocorrer com uma equipe destinada às glórias desde o começo de sua história. A trajetória iniciou com o paulista Cândido Dias da Silva, que trabalhava em Porto Alegre e a sua bola de futebol. Nesse período, a capital gaúcha foi palco do surgimento do Sport Clube Rio Grande.

Os alemães e ingleses que atuavam nas equipes do estados tinham chamados para uma partida e exibição na cidade. No dia marcado, 7 de setembro de 1903, o campo de várzea foi tomado por curiosos. Cândido, com sua bola de baixo do braço, estava entre eles com a atenção redobrada.

Em certo momento do evento, a bola dos ingleses esvaziou para tristeza de todos. Rapidamente, Cândido ofereceu a sua bola, assegurando a diversão de todos. Em troca, no final do jogo, recebeu dos jogadores as primeiras dicas sobre o esporte e, especialmente, descobrir como fundar um time.

Em 15 de setembro de 1903, 32 rapazes se reuniram no Salão Grau, restaurante de um hotel da Rua 15 de Novembro, atual rua José Montaury, localizado onde estão agora os fundos da Galeria Chaves e deram início à história de um clube vencedor. Carlos Luiz Böhrer foi eleito o primeiro Presidente, sem nunca imaginar a projeção que o recém-nascido time alcançaria nos anos seguintes.

História do Grêmio
FOTO: Montagem AE utilizando imagens do portal Grêmiopédia.

Resumo da História do Grêmio

A partir dali, o Tricolor Gaúcho empilhou títulos em competições amadoras até 1936, e profissionais a partir de 1937. Além de diversos títulos gaúchos e regionais, o Grêmio também se destaca por conquistas nacionais como o Campeonato Brasileiro em 1981 e 1996, pentacampeonato da Copa do Brasil (1989, 1994, 1997, 2001 e 2016), Supercampeão do Brasil em 1990 e da Série B em 2005.

A lista de façanhas inclui glórias internacionais, como Libertadores da América (1983, 1995 e 2017, Mundial Interclubes em 1983, a Recopa Sul-Americana em 1996 e 2016, entre outros. Neste ano, o Grêmio está disputando novamente a segunda divisão do Brasileirão e é apontado como franco favorito para conquistar uma das vagas de acesso e o título da competição.

Arena do Grêmio

Hino Oficial

Lupicínio Rodrigues foi responsável pela criação da música e da letra imortalizadas no hino oficial do Grêmio de Porto Alegre.

Até a pé nós iremos

para o que der e vier

mas o certo é que nós estaremos

com o Grêmio onde o Grêmio estiver

 

Cinqüenta anos de glórias

tens imortal tricolor

os feitos da tua história

canta o Rio Grande com amor

Nós como bons torcedores

sem hesitarmos sequer

aplaudiremos o Grêmio

aonde o Grêmio estiver

 

Lara o craque imortal

soube seu nome elevar

hoje com o mesmo ideal

nós saberemos te honrar

 

Ídolos do Tricolor Imortal

Com uma história gigantesca, o Tricolor Imortal possui uma galeria de ídolos que passa por Adilson, Cristóvão, Airton Ferreira, Ailton, Carlos Miguel, Éder Aleixo, Espinosa, Eurico Lara, Everaldo Marques da Silva, Gessy, Jardel, Jorge Veras, Juarez Teixeira, Luis Eduardo, Renato Portaluppi, Tarciso e Yura.

Ídolos do Tricolor Imortal
FOTO: site oficial do Grêmio.

Patrimônio Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Em 2012, o Brasil aderiu a arena das arenas multiuso com a inauguração da primeira com esse novo perfil. A Arena do Grêmio é uma das mais modernas da América Latina e foi pioneira ao apostar neste conceito. O estádio fica no bairro Humaitá, localizado na Zona Norte de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, às margens da rodovia BR-290 (Free-Way), entre a BR-116 e nova BR-448.

Localizado a poucos metros da Arena, e às margens do rio Guaíba, está o Centro de Treinamento Presidente Luiz Carvalho, usado pelo grupo profissional do Grêmio. O espaço foi inaugurado em setembro de 2014 e é considerado um dos mais estruturados da América Latina. Enquanto o Centro Treinamento Parque Cristal, inaugurado em 1983, é a sede da Escola de Futebol do Grêmio, localizada na Av. Diário de Notícias, 915, na zona sul de Porto Alegre.

Situado na Estrada do Conde em Eldorado do Sul, a cerca de 20km de Porto Alegre o Centro de Formação e Treinamentos (CFT) Presidente Hélio Dourado foi inaugurado em 24 de setembro de 2000. O lugar é reservado para treinos e jogos dos atletas de base na faixa etária dos 14 aos 20 anos.

Além disso, o Grêmio conta com um local religioso. A Capela Nossa Senhora Medianeira, fica na esplanada oeste da Arena, ao lado do Museu do Tricolor recebendo missas, batizados e casamentos. O Grêmio nomeou o Reverendo Dom Adilson Pedro Busin, bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre.

Patrimônio Grêmio

Escudo do Tricolor

Inicialmente, o clube apresentou um emblema em azul e branco, logo substituído por um escudo em forma de bola de futebol, que permaneceu por décadas. Na década de 1930, o escudo ganhou contornos em azul no lugar do preto, que estava na parte central. Nos anos 1940, o emblema dispensou os polos brancos, que passaram a ser azul com um contorno preto. Em 1950, a cor do escudo ficou mais clara sendo tiradas às duas esferas existentes nos polos do escudo, que seriam retomadas em 1960 com fundo branco.

De 1920 até 1960, o escudo não sofreu grandes mudanças. A principal alteração ocorreu em 1963, quando a palavra Grêmio conquistou destaque no escudo, preenchendo o centro do símbolo e as esferas do polo com fundo azul. Na década de 1970, uma nova transformação no escudo, que teve duas linhas de contorno uma maior em branco e uma fina em preto, no extremo do símbolo. Pequenas alterações foram realizadas no escudo que se mantém até hoje.

Escudo do Tricolor

Mascote do Grêmio

Mascote do Grêmio

O mascote do Tricolor Gaúcho foi oficializado em 1946, depois da publicação interna da equipe com título tal como ‘Mosqueteiro’. Dessa maneira, o mosqueteiro foi desenvolvido com as cores do Imortal. Em 2001, foi promovido um concurso para definição de um novo desenho do mascote, mas obedecendo ao padrão da imagem. O escolhido foi o desenho de Hilton Edeniz Oliveira Ávila.

 

Escrito por

AE Editoria

AE Editoria não é apenas um nome; é a voz coletiva de uma equipe versátil de jornalistas no Agora Esportes, cada um trazendo sua própria paixão e especialização ao vibrante mundo dos esportes. Da adrenalina dos campos de futebol às emoções das quadras de basquete, nosso time cobre um espectro amplo de disciplinas esportivas, garantindo análises detalhadas e reportagens abrangentes. No Agora Esportes, a AE Editoria simboliza a união de experiências diversas e a busca constante pela verdade esportiva, oferecendo aos leitores uma mistura única de informação, análise e narrativa esportiva de qualidade. Aqui, o esporte é mais do que notícia — é uma história que merece ser contada com profundidade e fervor.