A história do Bragantino começou a ser escrita ainda em 1928, fundado como Clube Atlético Bragantino. O começo, como sempre, não foi nada simples. No entanto, o clube conseguiu gradualmente galgar o seu espaço no cenário estadual e nacional. A torcida, os títulos, os jogadores e treinadores que passaram ajudaram a colocar o time entre os principais de São Paulo.
Gil Baiano, Mauro Silva, Vanderlei Luxemburgo e Carlos Alberto Parreira, citando apenas alguns, foram alguns dos nomes que auxiliaram a equipe a despontar no final da década de 80 e início de 1990, com o título do da Série B do Campeonato Brasileiro (1989), a conquista do Campeonato Paulista (1990) e o vice-campeonato do Brasileiro (1991).
Resumo da história do Red Bull Bragantino
Após um período de altos e baixos, o clube tomou uma importante e decisão e se tornou pioneiro no país em 2019. Neste ano, a equipe conseguiu não apenas o acesso para a elite do futebol nacional, como levantou novamente o troféu da segunda divisão. No ano seguinte, o clube finalizou o processo administrativo e se transformou em ‘Red Bull Bragantino’. Todavia, o acordo foi divulgado em março de 2019.
O movimento teve um objetivo claro: continuar escrever uma história apaixonante, profissional e vitoriosa. A parceria projeta a permanência da equipe na Série A do Campeonato Brasileiro e melhorias no Estádio Nabi Abi Chedid. Desde então, o Massa Bruta passou a adotar uma política agressiva na contratação de jovens talentosos, disputou a final da Copa Sul-Americana em 2021 e chegou a fase de grupos da Libertadores da América neste ano.
Hino oficial
Braga é campeão
É o alvinegro em ação
Bragança toda se inflama
Massa Bruta, campeão
Na força de uma raça
Na luta já vencida
Ergamos sempre uma taça
Avante, fiel torcida
Bragantino, o melhor
Primeiro em emoção
No campo é o maior
Arrebenta coração
Defesa bem guardada
A arte dentro do campo
Velocidade no ataque
E a bola entrando no canto
Olê, olê, olê, olá
A Massa Bruta só joga pra ganhar
Vamos lá, rapaz
Vamos lá, menino
Venham, vamos todos
Futebol é Bragantino.
Ídolos
Conforme o site oficial, quatro nomes se destacam na história do Bragantino. O meio-campista Mauro Silva foi um dos grandes nomes do no inédito título do Campeonato Paulista de 1990 e no vice-campeonato brasileiro do ano seguinte.
Biro Biro também integrou um elenco inesquecível do clube nas temporadas 1990, 1991 e 1992. O lateral-esquerdo cravou seu nome na história pela rapidez, força e o título paulista de 1990. Ao todo, ele realizou 73 jogos pelo clube, voltando em 1996.
Enquanto Gil Baiano é lembrado até hoje pela força de seu chute ao longo dos seus cinco anos de permanência e participação campanhas históricas em 1989 (título da Série B), 1990 e 1991. Depois de deixar o Massa Bruta em 1993, voltou ao clube no início dos anos 2000 para deixar seu nome marcado de vez na história.
Foi no time de Bragança Paulista que um dos principais técnicos da história do futebol nacional começou sua história. Ele comentou o time equipe na conquista da Série B de 1989 e no Paulista de 1990. Até hoje, é o técnico com mais campeonatos brasileiros conquistados (cinco) e campeonatos paulistas, com oito troféus.
Patrimônio
O Estádio Nabi Abi Chedid, mas pode chamar de Nabizão. A história do estádio do Bragantino começa ainda em 1949 em Bragança Paulista. Entre as conquistas mais memoráveis, o jogo contra o Novorizontino, em 1990, que deu o inédito título do Campeonato Paulista ao clube, e o título da conquista da Série B do Brasileiro, em 1989, e novamente em 2019,
Localizado em Bragança Paulista, o complexo esportivo HWT conta com acomodações de alto padrão e infraestrutura multiuso e é o Centro de Treinamento fixo do Red Bull Bragantino desde 2020. Enquanto o Centro de Formação de Atletas possui 600 mil metros quadrados três campos oficiais de futebol e serve de alojamento de alto nível para 100 garotos das categorias de base.
Escudo
As cores do Bragantino precisaram ser ajustadas entre 2019 e 2020, depois da aquisição pela Red Bull, visando se adequar a marca de outros times da Red Bull, como o RB Leipzig, RB Salzburg e New York Red Bulls. No entanto, a empresa se comprometeu em não alterar demasiadamente os símbolos do Massa Bruta.
Mascote
Em 1944, o Bragantino venceu o AA América pelo Campeonato Municipal, patrocinado pela Federação Paulista de Futebol (FPF). Em homenagem à conquista, o presidente do clube naquele ano, Cícero Marques, mandou fazer um quadro com a figura do Leão, que se tornaria o mascote do time.
Em 2020, o velho Leão ganhou um novo companheiro para animar a torcida, o Toro Loko. O jovem e novo mascote do Massa Bruta é dinâmico, apaixonado por esportes (principalmente o futebol, é claro), arrisca uns passos de dança, não tolera qualquer tipo de discriminação e nunca, mas nunca mesmo, fica parado.