A popularização de dispositivos móveis e a massificação do acesso à internet permitiram que diversas novas modalidades esportivas avançassem e caíssem no gosto do público, de forma que agora é possível encontrar inúmeras maneiras de se divertir online.

Modalidades Esportivas Online
FOTO: Pexels Images

Xadrez cresceu de forma expressiva nos últimos anos

Conhecido por ser um dos esportes mentais mais tradicionais existentes, o xadrez ressurgiu em popularidade de uma forma expressiva ao longo dos últimos anos devido ao enorme sucesso da série “O Gambito da Rainha”.

Lançada pela Netflix no final de 2020, a produção que adaptou o popular romance homônimo de Walter Tevis foi assistida por mais de 62 milhões de pessoas ao redor do planeta, recolocou o esporte no mapa da cultura pop e possibilitou um crescimento explosivo que a modalidade não experimentava há anos.

Considerado um jogo estratégico e, ao mesmo tempo acessível, o xadrez online registrou mais de 378 mil novos jogadores durante os meses seguintes do lançamento do seriado na Chess.com, principal plataforma onde a modalidade é praticada.

O jogo também cresceu de maneira significativa na Twitch, onde foram registradas mais de 21 milhões de horas assistidas em relação a esse esporte mental.

Vale mencionar ainda que o interesse pelo xadrez também fez com o livro de Tevis chegasse ao topo da lista dos mais vendidos do The New York Times quase quatro décadas após ser publicado. Além disso, as buscas por termos de xadrez no Google atingiram seu maior patamar em quase uma década, o que demonstra um interesse gigantesco pela modalidade que não deve diminuir tão cedo.

Poker se tornou uma das modalidades favoritas dos brasileiros

A popularidade do poker aumento muito ao longo dos últimos anos e a quantidade de competidores online também, de forma que para se destacar é muito importante ficar ligado em dicas importantes para vencer os amigos.

Assim como o já mencionado xadrez, um dos grandes trunfos em relação ao poker é a possibilidade de jogar a qualquer hora por meio de qualquer dispositivo com conexão com a internet, tanto sozinho quanto com os amigos em lobbys privados, o que permite que os entusiastas pratiquem independentemente de onde estiverem.

As diversas facilidades relacionadas ao poker online fizeram com que, segundo dados da consultoria especializada Poker Industry PRO, a modalidade crescesse mais de 150% somente em 2020.

Isso fez com que o número total de competidores registrados ao redor do mundo ultrapassasse a gigantesca marca de 150 milhões de pessoas e se isso não fosse o suficiente, a quantidade de jogadores simultâneos também foi a maior dos últimos cinco anos.

Vale mencionar que o Brasil é um dos principais expoentes do poker online e que diversos competidores, como o campeão mundial André Akkari, já se tornaram conhecidos do público nacional, que pode acompanhar as façanhas dele e de outros grandes atletas, como o carismático Lex Veldhuis, por meio de plataformas e redes sociais como o YouTube e a Twitch.

Modalidades Esportivas Mobile
FOTO: Pexels Images

Outras modalidades também contam com um número significativo de entusiastas

Além do xadrez e do poker, outro tipo de modalidade esportiva praticada por meio da internet que registrou um alto nível de crescimento no país são os diversos gêneros de eSports disponíveis.

Segundo dados divulgados pela última edição da conhecida Pesquisa Games Brasil (PGB 2021), o número de praticantes dessas modalidades cresceu quase 11% ao longo do último ano, tendo saltado de 44,7% para 55,4%.

Outro ponto interessante revelado pela PGB 2021 é o fato de que mais de 64% dos amantes brasileiros de games já ouviram falar de eSports e os fãs que acompanham campeonatos como o disputado PUBG Global Championship 2021 não param de crescer.

Vale mencionar ainda que atualmente a pesquisa já se encontra na oitava edição e que ano após ano os dados têm sido cada vez mais positivos, o que inclui um aumento significativo do público feminino que atualmente já responde por 40% tanto da parcela de jogadores quanto da parcela de competidores.

Escrito por

AE Redação

Por trás de cada artigo vibrante no Agora Esportes, está a pena coletiva de AE Redação, um pseudônimo que representa uma equipe dinâmica de jornalistas esportivos apaixonados. Unidos por um amor inabalável pelo esporte e um compromisso com a excelência jornalística, nossos redatores trazem uma diversidade de perspectivas e especializações. De futebol a basquete, de tênis a atletismo, AE Redação oferece análises profundas, reportagens exclusivas e comentários perspicazes que capturam a essência dos eventos esportivos mais emocionantes. Com experiências variadas que vão desde reportagens locais até coberturas internacionais, nossa equipe enriquece cada texto com insights únicos e um profundo conhecimento técnico, tornando Agora Esportes um destino essencial para qualquer fã de esportes.