26 de outubro de 2021

Agora Esportes

As principais notícias do esporte

Gustavo De Conti é o novo treinador da seleção masculina de basquete

Primeiramente, Gustavo De Conti foi confirmado como novo treinador da seleção masculina de basquete. Assim, o atual treinador do Flamengo deve acumular os dois trabalhos no ciclo olímpico para Paris 2024 com o objetivo de fazer com que o Brasil retorne aos Jogos após a ausência em Tóquio.

Carioca de 41 anos, nascido na Tijuca, Gustavo se mudou muito cedo para São Paulo e começou a jogar basquete com sete anos na função de armador, no Corinthians, Monte Líbano, Ypiranga e por último o Paulistano. Ele iniciou como treinador de base em 1997, no Ypiringa, quando ainda era jogador do Paulistano. Então, que tal conhecer a carreira do novo técnico da seleção masculina de basquete?

Seleção masculina de basquete volta a ser treinada por um brasileiro

Posteriormente, ele foi contratado pelo próprio Paulista, como técnico da categorias de base até atingir o time principal. Com a confirmação De Conti, a seleção masculina de basquete a volta a ter um comandante nascido no Brasil depois de 13 anos.

O último foi Lula Ferreira, que deixou o cargo em 2008 para para o espanhol Moncho Monsalve assumir. Como resultado, De Conti chega para substituir o croata Aleksandar Petrovic, técnico do Brasil nos últimos quatro anos.

“Agradeço ao presidente Guy pelo convite e ao Flamengo pela liberação para seguir no clube e treinar também à Seleção. É a realização de um sonho e um desafio na minha carreira. Desde que comecei como treinador de basquete, nas categorias de base do Ypiranga e depois no Paulistano, por quase 24 anos de carreira, trabalhei com esse objetivo. Não será uma trajetória fácil, o basquete mundial é muito equilibrado, mas tenho certeza que podemos entrar em todas as competições para brigar por coisas boas. Aproveito para pedir a união de toda a comunidade do basquete, pois precisaremos de todos para atingir esse objetivo”, disse De Conti.

Conquistas do treinador Gustavo De Conti

Hegemônico no Brasil nas últimas temporadas, Gustavo de Conti é tricampeão nacional, por Paulistano (2017/18) e Flamengo (2018/19 e 2020/21), campeão da última Champions League Américas pelo Rubro-Negro, além de campeão paulista em 2017 pelo Paulistano, bicampeão da Copa Super 8 (2018 e 2020/21) e tricampeão carioca com o Flamengo em 2018, 2019 e 2020. Foi eleito o melhor técnico do país nos anos de 2014, 2017, 2018 e 2021.

“Gustavo é o grande técnico da geração de treinadores brasileiros e chegou a hora de termos um técnico do nosso país dirigindo à Seleção novamente. Os títulos conquistados pelo De Conti nos últimos anos falam por si só, mas o respeito dos atletas, de toda a comunidade do basquete e todo o nosso estudo antes de realizar essa escolha nos deixa tranquilos e confiantes que Gustavo fará um grande trabalho na Seleção Brasileira. Desejo toda a sorte do mundo para ele nessa missão”, afirmou o presidente da CBB, Guy Peixoto Jr.

Vale lembrar que ele chegou a integrar a comissão técnica da seleção masculina de basquete em 2012, permanecendo até 2016, quando o croata Aleksandar Petrovic iniciou um novo trabalho na Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

Agora, Gustavo volte como head coach do setor que conta com Diego Jeleilate como Diretor do basquete masculino, numa parceria de longa data que vem desde o Paulistano e agora também está junta no Flamengo.

Primeiro compromisso da seleção masculina de basquete

O primeiro desafio De Conti a frente da seleção masculina de basquete está marcado para novembro, na abertura das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2023. Logo, a equipe realiza duas partidas contra o Chile, nos dias 26 e 27 de novembro, com horários e local ainda a serem definidos.

De acordo com a CBB, o torneio classificará sete seleções do continente para o Mundial. Posteriormente na Copa do Mundo, duas equipes das Américas seguem diretamente para Paris 2024 (as duas de melhor campanha). Enquanto as melhores posicionadas no ranking disputam o Pré-Olímpico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *