O Brusque Futebol Clube é um clube de futebol brasileiro localizado na cidade de Brusque, em Santa Catarina. Foi fundado a 12 de outubro de 1987. O time surgiu depois da junção de duas equipes tradicionais do município, Clube Atlético Carlos Renaux e Clube Esportivo Paysandu.
Atualmente, o time realiza os seus jogos como mandante no Estádio Augusto Bauer, que pertence ao Clube Atlético Carlos Renaux. De acordo com o site oficial, o Brasul entrega o seleto grupo de times brasileiros que jamais foram rebaixados por nenhuma das divisões nacionais do Brasileirão.
Na primeira temporada profissional, a equipe treinado por Lauro Búrigo e a primeira partida foi disputada em 24 de janeiro de 1988, no Estádio Augusto Bauer, vitória de 3 a 1 sobre o Hercílio Luz de Tubarão. Touchê, ponta-direita do Rio de Janeiro, foi o autor do primeiro gol da história do Brusque. Além disso, o time se garantiu no hexagonal final do campeonato, finalizando na quarto posição. No segundo semestre, o Brusque ainda participou do Brasileirão da Série B, sendo eliminado na segunda etapa.
No ano de 1990, o Brusque ficou com o vice-campeonato da Copa Santa Catarina. Todavia, 1992 é considerado o ao mais relevante da história do Bruscão. O empresário Amílcar Wehmuth, o Chico, era o presidente que trouxe dois títulos. Na primeira metade do ano, o clube faturou a Copa Santa Catarina.
A partida mais relevante da história do clube ocorreu em 13 de dezembro de 1992. Aproximadamente seis mil pessoas lotaram o Estádio Augusto Bauer para empurrar o Brusque vencer o Avaí por 2 a 1 no tempo normal, gols de Jair Bala e Washington. Na prorrogação, Cláudio Freitas fez um lindo gol sobre o goleiro Carlão, iniciando a festa em todo o município.
No ano seguinte, a equipe conseguiu uma vaga na Copa do Brasil, mas caiu na primeira fase contra o União Bandeirante. Em 1997, o Brusque ficou com a taça da segunda divisão catarinense, voltando para a elite estadual na temporada seguinte. O time ficou na terceira posição. Em 2010, após conseguir o tri campeonato da Copa SC, vencendo o Joinville na decisão, se classificou pela segunda vez na história para a Copa do Brasil. No entanto, o time foi novamente eliminado na primeira fase, diante do Atlético-GO.
Dois anos depois, o Brusque passou por uma crise administrativa e politica, caindo novamente para a Série B Estadual. O clube retorna depois do vice na Divisão Especial de 2013, mas em 2014 sofre novo descenso. Em 2015, o Brusque ganhou a Divisão Especial, superado o Camboriú, assegurando sua volta a Série A. Na volta à elite, faz boa campanha, terminando na quinta posição.
Ascensão do Brusque Futebol Clube
Na terceira participação na Copa do Brasil, o Brusque bateu o Remo na primeira fase, recebendo o Corinthians no estádio Augusto Bauer na segunda etapa. O empate por 0 a 0 levou o jogo para os pênaltis.
Na decisão, o time levou a virada e foi eliminado por 5×4. Dois anos depois, o Brusque ganhou da Juazeirense por 4×0 (4×1 no agregado) durante partida pelas quartas de final do Brasileirão – Série D e conseguiu o acesso ao Brasileirão Série C pela primeira vez em sua história, além de conseguir o título de campeão do Brasileirão – Série D.
A final ocorreu em dois jogos. O primeiro disputado na casa do Brusque Futebol Clube, na cidade de Brusque-SC, no dia 10/08/2019 com o resultado final de 2×2. O segundo e decisivo jogo disputado na Arena da Amazônia na cidade de Manaus contra o time Manaus Futebol Clube. Na disputa de pênaltis, Márcio Passos errou a última cobrança do Manaus, e o goleiro Zé Carlos anotou o gol do título inédito do Quadricolor.
Posteriormente, o clube também conseguiu o acesso para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, permanecendo na Série B nacional até a temporada 2022.
Títulos do Brusque
Nacionais
- Campeonato Brasileiro Série D – 2019
Regionais
- Recopa Sul-Brasileira – 2008
Estaduais
- Campeonato Catarinense – 1992 e 2022
- Campeonato Catarinense Série B – 1997, 2008 e 2015
- Copa Santa Catarina – 1992, 2008, 2010, 2018 e 2019
- Recopa Catarinense – 2020
Hino oficial do Brusque Futebol Clube
A letra do hino oficial do Brusque foi composta por Gean Carlos Coelho.
“Sempre joga para vencer,
Nosso time faz tremer,
Meu Bruscão do coração.
Mais que um clube, uma paixão,
O meu time é campeão,
Meu Bruscão do coração.
Surge o Brusque entre os gigantes,
E dando alegria para uma nação,
É o vermelho, verde, branco e amarelo,
A cor do meu Bruscão!
Brusque, meu Bruscão!
Glorioso e Campeão,
Salve Brusque Imortal,
Minha paixão natural.
Brusque, meu Bruscão!
Glorioso e Campeão,
Tua torcida vibrante e guerreira,
Eu serei Brusque a vida inteira!”
Ídolos
Com uma história bastante recente, o Brusque já adquiriu projeção nacional e possui uma galeria de jogadores notáveis que vestiram e defenderam sua camisa. A lista inclui Alessando, Alosio Chulapa, Viola, Palmito, Edu, Jorginho, Claudio Freitas, Washington, entre outros.
Patrimônio
Como citado anteriormente, o Brusque realiza as suas partidas como mandante no Estádio Augusto Bauer, com capacidade para aproximadamente 5 mil pessoas. O clube também possui instalações apropriadas para os treinamentos tanto do seu grupo profissional quanto de sua categoria de base. A diretoria também um ambiente para realizar todas as demandas de um time que se encontra na elite catarinense e na segunda principal divisão do futebol nacional.
Escudo
O time situado no Vale do Itajaí de Santa Catarina também é chamado por Quadricolor devido à presença de quatro cores nos seus símbolos: amarelo, branco, vermelho e verde. O escudo oficial do Bruscão tem a alcunha Brusque na parte de cima e o ‘FC’ centralizado logo abaixo, contando ainda com o ano de fundação do time (1987).
Lembrando que as letras e números são cravados na cor preta. Além disso, o escudo apresenta dois triângulos, sendo um verde e outro vermelho com o restante totalmente amarelo.
Mascote
De acordo com informações do site oficial, o mascote do Brusque é o marreco.