Primeiramente, o Barcelona passa por uma temporada bastante complicada. A equipe espanhola abriu mão de diversos jogadores na última janela de transferências internacional e se despediu do principal jogador de sua história: o argentino Lionel Messi, que partiu para o PSG. Ainda assim, o presidente do Barcelona, Joan Laporta pediu mais paciência para a torcida.
Antes tudo, essa solicitação aconteceu depois da derrota para o Bayern Munique, da Alemanha, na estreia da Liga dos Campeões da Europa. Após a goleada histórica por 8 a 2, os dois times se encontraram e os alemães não tiveram muitas dificuldades para ganhar novamente por 3 a 0.
Como resultado, a torcida começou a se preocupar pelo o que pode ocorrer ao longo da temporada. A equipe treinada por Ronaldo Koeman recorreu a diversos jogadores do time B na primeira rodada da Champions League e o presidente do Barcelona gravou um vídeo para tentar explicar a situação.
A message for all the culers: trust and support to our team. Do not doubt that we will solve this situation. Visca el Barça! pic.twitter.com/eBtxPQIeOj
— Joan Laporta Estruch🎗 (@JoanLaportaFCB) September 15, 2021
Posicionamento do presidente do Barcelona
Definitivamente, o presidente do Barcelona é conhecido por ter um estilo aberto ao contato com o torcedores. Assim, ele postou uma mensagem nas redes sociais informando que está indignado e triste pelo tropeço, mas pedindo confiança e paciência aos torcedores.
“Olá, culés! Estou tão indignado e triste quanto vocês. O que está acontecendo é um cenário que contemplávamos, e peço paciência e que continuem apoiando o time. E peço também sua confiança em nós que dirigimos o clube. Precisamos dessa margem de confiança e não temos dúvida: vamos consertar”, afirmou Joan Laporta.
Vale salientar que o Barça estava apresentando um rendimento satisfatório no Campeonato Espanhol, com duas vitórias e um empate nas três primeiras rodadas. Contudo, o primeiro desafio internacional foi suficiente para mostrar que a equipe precisará se reinventar e aceitar a nova etapa sem o genial Messi.
Sem Messi, Barcelona tenta iniciar nova fase
Agora sem Messi, maior jogador da história do clube e grande líder técnico do time na última década, o técnico Ronald Koeman tem a missão de fazer o elenco se encaixar, necessitando recorrer a muitos jovens jogadores.
No decorrer deste processo, porém, o técnico observa a imprensa espanhola anunciar que ele está passando por problemas com o presidente do Barcelona, que por enquanto, assegura a manutenção do comandante.
Depois da derrota na primeira rodada da Liga dos Campeões, o Barcelona volta a jogar na próxima segunda-feira, quando vai encarar o Granada pela quarta rodada do Campeonato Espanhol, dentro dos seus domínios.
Atualmente, a equipe está no sétimo lugar na La Liga, dois pontos atrás dos principais adversários Real Madrid e Atlético de Madrid, que estão nos primeiros lugares com o Valencia. Afinal, todos estão com uma partida a mais que o Barcelona. Por fim, o Barça tenta se reencontrar em uma temporada promete ser altamente desafiadora.